Uma boa proposta comercial de vendas é aquela capaz de encantar o cliente. De maneira objetiva e precisa, deve ser construída para atrair a atenção de quem a recebe logo nos primeiros momentos.
A energia solar tem diversos benefícios, mas cabe ao integrador saber montar um material que traduza isso para o seu cliente. SA apresentação do projeto de energia fotovoltaica é provavelmente a última etapa para fechar o negócio com o cliente. Por isso, use esse momento para dar o seu máximo e mostrar tudo que seu serviço pode entregar para o cliente.
Criando a o material visual
O primeiro passo ao montar a apresentação é construir um roteiro de tudo que precisar ser dito durante o encontro. Lembre-se de ser objetivo e claro, apresentações muito longas tendem a criar desinteresse e desfocar os compradores. O seu cliente quer saber sobre o produto, tirar suas dúvidas e receber as informações que são do seu interesse.
Prepare uma apresentação comercial atraente, com um layout profissional, que chame atenção, seja didática, represente os valores, a missão e os objetivos da sua empresa. Fale sobre todos os benefícios da energia solar, apresente dados confiáveis e relevantes e valorize o seu diferencial frente aos concorrentes.
Na hora de criar os slides preste atenção a cada detalhe, ele deve ser coerente e transmitir a proposta de valor da sua empresa. Crie uma sequência lógica, primeiro se apresentando, apresentando a empresa, falando sobre a energia solar e seus benefícios até chegar nas propostas especificas para aquele cliente.
Se prepare para a hora da apresentação
Com o material estudado e revisado, chegou a hora da reunião. O investimento de energia solar tem um valor agregado alto e durará por muitos anos, por isso é imprescindível passar confiança para o cliente. O que for dito precisa confirmar o que está na apresentação mostrada e ambos aspectos irão caminhar juntos, em direção a conseguir a venda.
Crie momentos de conexão entre a necessidade do seu cliente com a proposta da energia solar fotovoltaica. Pra isso, foque em compreender qual o problema do seu cliente e com dados, exemplos, projetos já executados mostre como você pode resolver.
Fale de forma clara e objetiva, sempre prezando pela gramática e oratória. Também, se atente para o tempo de apresentação, evitando a sobrecarga de informações e dispersão da atenção dos clientes.