Cada dia mais, a energia solar se mostra com potencial de crescimento. Dentro dessa ascensão, as tecnologias se voltam para otimizar espaços e tornar os sistemas mais produtivos. Usar um estacionamento já existente como estrutura para gerar energia solar é uma destas apostas que vêm ganhando espaço.
Um carport solar é um estacionamento coberto para veículos, montado sobre estrutura metálica e que utiliza placas solares para fechamento da cobertura.
A expressão “Carport” vem do termo francês “porte-cochère”, referindo-se a um portal coberto e passou a ser utilizada a partir dos anos de 1930 como referência a estacionamentos cobertos, mas sem duas ou quatro paredes, permitindo uma maior ventilação do que um estacionamento convencional.
Ao mesmo tempo em que protege os veículos do sol, as placas captam sua luz e convertem-na em energia elétrica. Depois, essa energia é utilizada para suprir o consumo local ou injetada na rede elétrica para geração de créditos energéticos.
Um diferencial neste tipo de instalação é que não é necessário um espaço adicional para a instalação das estruturas e placas fotovoltaicas. O próprio estacionamento do local se torna um gerador de energia solar.
Maior usina solar fotovoltaica de estacionamento do Brasil
No Brasil, o maior estacionamento solar fica em Anápolis em Goiás, na UniEvangélica. A estrutura conta com 2,9 mil geradores fotovoltaicos instalados em uma área de 5,6 mil metros quadrados.
Como funciona o carport?
O sistema fotovoltaico funciona da mesma forma que as instalações comuns. A captação da luz solar é feita pelas placas voltaicas e que a transformam em energia elétrica.
A principal diferença desse tipo de projeto é a estrutura em si e sua altura, que possibilita que em baixo das vagas sejam estacionados veículos. Existem dois tipos de carport que podem ser instalados:
- Carport com pórtico balanço simples: cobertura com somente um sentido, destinado a vagas localizadas em frente a entradas ou paredes.
- Carport com pórtico balanço duplo: possui cobertura nas duas direções, ocupando um espaço maior, o que possibilita a fixação de uma quantidade maior de placas fotovoltaicas e, portanto, uma geração elétrica maior.
Quais as vantagens da estrutura carport solar?
Sua principal vantagem é que ao mesmo tempo que o veículo está protegido de danos causados pela exposição ao tempo, os painéis fotovoltaicos captam luz solar e produzem energia elétrica.
Eles demandam uma baixa manutenção (no máximo duas vezes ao ano), envolvendo a limpeza das placas e a manutenção mecânica e elétrica dos equipamentos. Isso porque a tecnologia fotovoltaica tem grande resistência, sobretudo quando falamos de um carport, no qual as estruturas de suporte possuem ótima qualidade e diversas certificações.
Os estacionamentos solares também promovem a sustentabilidade, evitando a emissão de gás carbônico e demais poluentes e, assim, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Para instalações comerciais, essa vantagem duplica ao agregar um marketing sustentável de forte apelo aos consumidores de hoje.
Os clientes em potencial para o Carport costumam ser locais com estruturas maiores como supermercados, shopping centers, locadora de veículos, estacionamentos e indústrias. Mas também pode ser aplicado em residências ou prédios nas vagas para carro.