2023 será o ano da energia solar. Prova disso, é de que os estados da Alemanha devem tornar obrigatórias as instalações solares nos telhados de edifícios residenciais e comerciais. Em Berlim, por exemplo, a medida já está valendo desde o dia 1º de janeiro.
Agora, os proprietários de prédios na capital são obrigados a instalarem energia solar em novos edifícios e também em aqueles já existentes que, por ventura, forem passar por uma reforma no telhado. Inclusive, a lei determina que 30% de um telhado precisa ser reservado ao sistema fotovoltaico e estão isentos somente os edifícios com área útil de até 50 metros quadrados.
Lembrando, que a medida vale para os prédios residenciais, comerciais e industriais e, apesar de parecer novidade, a lei alemã já dava o exemplo e exigia nos estados de Baden-Wuerttemberg e Renânia do Norte-Vestfália a obrigatoriedade da instalação de painéis solares nos telhados dos edifícios.
A boa notícia é que agora esta regra chegou por vez em Berlim, uma das cidades mais importantes da Europa, e fica a expectativa de que sirva de modelo para os outros países, tal como o Brasil que já vem dando passinhos positivos rumo a energia renovável.
Brasil entra no ranking dos dez maiores países com energia solar do mundo
Isso mesmo! Os brasileiros entraram, pela primeira vez, na lista dos dez países com maior potência instalada acumulada da fonte solar fotovoltaica. Isso porque, encerrou o ano de 2022 com 24 gigawatts (GW) de potência operacional solar. Com esse resultado, o Brasil assumiu a oitava colocação no ranking internacional.
Segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), os dados consideram a somatória das grandes usinas solares e de sistemas de geração própria solar de pequeno e médio portes, instalados em telhados e fachadas de edifícios, por exemplo, além de pequenos terrenos.
E o crescimento do sistema fotovoltaico não para por aí. A fonte solar passou a ser a segunda maior na matriz elétrica nacional em janeiro deste ano. Hoje soma 26 GW em operação no Brasil, responsáveis por mais de R$ 128,5 bilhões em investimentos e mais de 783,7 mil empregos acumulados desde 2012.
São ótimos indicativos para quem desejar ingressar neste ramo. E, se quer saber direitinho como ele funciona e quais são todas as funções de um integrador solar, não deixe de conferir o artigo que preparamos aqui neste blog. Confira: Integrador solar: quais são suas funções?
Fonte: Uol / Ciclo Vivo