Com a proposta aprovada e o projeto pronto chega a hora de realizar homologação da energia solar. Essa é uma das etapas que são indispensáveis na implementação dos sistemas fotovoltaicas. Tem como propósito fiscalizar os equipamentos de energia solar instalados e verificar todas as especificações estabelecidas pelas normas de segurança da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Quais são as etapas da homologação do sistema fotovoltaico?
1ª Etapa – Solicitação de acesso
O primeiro passo é fazer a chamada “Solicitação de acesso de microgeração/minigeração” a concessionária de energia da sua região. Com base na resolução normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), são pedidos alguns documentos para dar andamento ao processo, os principais são:
- Certificado de conformidade do(s) inversor(es) ou número de registro da concessão do Inmetro;
- Lista de consumidores participantes do sistema de compensação;
- ART do Responsável Técnico pelo projeto elétrico e pela instalação do sistema de microgeração;
- Formulários de Solicitação de Acesso preenchidos para a micro e a minigeração distribuída, disponíveis nos Anexos II, III e IV da seção 3.7 do Módulo 3 do PRODIST, determinados em função da potência instalada da geração. Além disso, o formulário específico para cada caso deve ser protocolado na distribuidora acompanhado dos documentos pertinentes, não cabendo à distribuidora solicitar documentos adicionais além dos indicados nos formulários padronizados.
2ª Etapa – Análise da solicitação
A concessionária avalia o projeto técnico e a partir disso realiza a aprovação ou reprovação. Se aprovado, a concessionária emite o chamado “Parecer de Acesso de Microgeração/Minigeração”. Este documento é a liberação para a residência utilizar a rede da concessionária para injetar energia e receber os créditos gerados pela geração energética. Se reprovado, a concessionária pede as correções necessárias para um novo pedido.
3ª Etapa – Instalação do sistema de energia solar
Assim que aprovado, inicia-se o processo de instalação do sistema de energia fotovoltaico.
4ª Etapa – Solicitação de vistoria técnica
Finalizada a instalação, é necessário realizar o pedido de vistoria do local. Uma equipe da concessionária é deslocada ao imóvel para verificar se o sistema fotovoltaico está instalado conforme as regras. Na vistoria, a concessionária realiza testes de segurança com o inversor solar.
5ª Etapa – Troca do relógio
Depois da vistoria, a concessionária fará a troca do relógio unidirecional pelo bidirecional. Trata-se da etapa final. Depois de realizada a substituição, o sistema está apto a funcionar.