Quando se pensa em sistema fotovoltaico para geração de energia solar, logo se pensa nas placas solares. Mas, as estruturas de fixação são tão importantes quanto os próprios módulos de um sistema fotovoltaico, e seu mau desempenho pode invalidar por completo o investimento na tecnologia limpa da energia solar.
A função primordial da estrutura é unir os módulos fotovoltaicos ao telhado ou solo, a depender do tipo de instalação. As estruturas como o nome diz serve para fixar e assegurar a posição correta dos módulos em uma instalação. É importantíssimo se certificar que a estrutura irá durar no mínimo 25 anos, pois realizar uma troca dela não será nada barato.
As estruturas de boa qualidade são, normalmente, feitas de alumínio, principalmente as partes que são fixadas no módulo fotovoltaico, assegurando não só resistência, como também leveza. Outros componentes, como aço galvanizado, também são utilizados, porém estes devem ser avaliados quanto ao peso, estabilidade e vida útil, evitando manutenções prematuras na instalação.
Quais são os principais fixadores para energia solar?
- Estruturas de fixação: São a base do sistema, já que irão receber os painéis fotovoltaicos e fixá-los ao telhado. As estruturas são formadas, principalmente, por suportes e trilhos de alumínio para aumentar a vida útil do produto.
- Conjunto de haste solar: Conjuntos formados por haste, vedação, porcas e suporte que são utilizados para a fixação das estruturas que sustentam os painéis fotovoltaicos no telhado.
- Clamps – Grampos de fixação: Têm a função de fixar o painel fotovoltaico no trilho, podendo ser utilizado entre dois painéis ou no início/fim de uma linha de painéis.
- Parafuso cabeça de martelo: Utilizado para união do suporte ao trilho, possui cabeça com geometria de formato específico, permitindo a fácil aplicação e fixação das pelas. É indicado realizar esta montagem com a porca sextavada flangeada dentada.
Quais são as funções das estruturas de fixação?
A estrutura deve ser projetada para suportar cargas de vento, bem como para suportar calor ou frio extremos. Por isso, as estruturas para fixação dos módulos fotovoltaicos devem possuir algumas características e cumprir funções importantes
Suportar os pesos dos módulos e ventos fortes: a estrutura de fixação deve ser capaz de suportar os pesos dos módulos mesmo em condições severas de ventos fortes, tempestades de granizos por longos períodos de tempo (anos).
Garantir a resistência dos módulos fotovoltaicos aos impactos: a estrutura deve ser adequada às características dos módulos fotovoltaicos (pontos de fixação) para não alterar a resistência dos módulos aos diferentes tipos de impactos. Estes impactos podem provocar rachaduras, microfissuras nas células fotovoltaicas que podem afetar rendimento e vida útil do sistema se o módulo não for fixado de acordo com as recomendações do fabricante.
Dar a inclinação e a orientação necessárias aos módulos fotovoltaicos: as estruturas de fixação são importantes para dar a inclinação e orientação necessárias para melhorar e assegurar a melhor captação possível do recurso solar. Muitas vezes utilizadas para “corrigir” desvios em relação ao norte ou para otimização do ângulo de inclinação dos módulos fotovoltaicos.
Não prejudicar a estética do local de instalação: a estrutura deve ser planejada para se adaptar ao telhado, solo ou fachada sem prejudicar a estética do seu entorno. A estrutura tem um papel fundamental para integração harmoniosa dos sistemas fotovoltaicos aos prédios e fachadas.
Ser fabricada de materiais menos suscetíveis a corrosão: os materiais utilizados nas estruturas de fixação ficam expostos aos ventos, chuva, Sol, bem como à ciclos de aquecimento e resfriamento diários e devem suportar estas condições por longos períodos de tempo sem enfraquecer a sua resistência estrutural.
Cuidados durante a instalação
Os instaladores solares passam a maior parte do tempo de instalação fixando as estruturas e os módulos fotovoltaicos. Eles devem se certificar que as estruturas de fixação estão corretamente instaladas e estão aptas para receber os módulos fotovoltaicos.
A equipe tem que garantir que as estruturas dos módulos não irão afetar a sustentação do telhado e nem permitir que a umidade penetre diminuindo a sua vida útil. É necessário que o instalador possua experiência e treinamento em questões de segurança para que a instalação ocorra sem imprevistos. As estruturas de fixação dos módulos fotovoltaicos devem ser de boa qualidade, mas a equipe que realiza a sua montagem deve ser qualificada para garantir o melhor retorno do seu investimento e evitar danos para sua propriedade.
As estruturas para fixação dos painéis solares podem não ser a parte mais deslumbrante da instalação do seu sistema solar fotovoltaico, mas é uma das considerações mais importantes para proteger seu sistema e seu telhado.
Erros clássicos na escolha da estrutura da fixação
- Procurar por materiais de pouca qualidade visando apenas o preço.
- Achar que esta é a parte menos importante do sistema e só dar atenção a escolha dos módulos e inversores fotovoltaicos.
- Não se atentar ao tipo de telhado ou necessidade de correção do ângulo de inclinação dos módulos fotovoltaicos.