Os módulos fotovoltaicos tem uma longa vida útil, estimasse que até 25 anos, e esse período pode criar um relacionamento importante entre integrador e cliente. No mercado de energia solar, estruturar ações de pós-vendas pode gerar negócios importantes para o faturamento.
Pensar que uma venda termina com a instalação do projeto é perder oportunidades. É no pós que se têm chances de transformar cada cliente em compradores recorrentes, admiradores e, uma das coisas mais importantes, promotores da marca.
O que é pós-venda?
Pós-venda é a etapa do processo de venda que vem depois da compra e tem o objetivo de reter o cliente para continuar oferecendo valor a ele e gerando ganhos para a marca. Diferentemente do que muitos integradores pensam, a jornada do consumidor continua depois da instalação.
Outro engano é pensar que o pós-vendas é apenas um SAC para resolução de problemas e reclamações. Cabe olhar para esta ação de forma estratégica para que os clientes se sintam lembrados e valorizados.
No mercado solar, gerar uma boa experiência para os seus clientes está diretamente atrelado a economia na conta de energia. Acompanhar o cliente com frequência após a instalação irá garantir a satisfação neste quesito, auxiliando o cliente em possíveis eventos que podem impactar a eficiência das placas como: acúmulo de sujeiras, desgaste ou falha de componentes/equipamentos e substituição de componentes/equipamentos.
Ações de pós vendas para energia solar
Pesquisas de satisfação: Têm o objetivo de entender, quantificar e qualificar a percepção do seu cliente sobre o produto. Podem-se utilizar entrevistas, formulários, pesquisas e outras técnicas para coleta de dados. Neste momento do pós-vendas, é necessário um canal de comunicação de fácil acesso que o cliente se sinta confortável para tirar as dúvidas, principalmente logo após a instalação.
Processos de relacionamento: Contemplam ações que mantêm o seu cliente em contato com a sua marca e em constante atualização sobre os ganhos com a energia solar, além de gerar novas compras. Para isso, é fundamental que a equipe de técnicos monitore sistematicamente o funcionamento dos sistemas instalados pela empresa
Processos de crescimento: Estão ligados a aproveitar ao máximo aproveitamento do potencial de expansão do cliente. Desde a venda de serviços de limpeza e manutenção dos painéis até a expansão do sistema de energia fotovoltaica. Além de claro, fomentar a indicação para outros clientes.
Muitos integradores não se atentam a importância desse processo de pós-vendas e quem aplica da forma correta tem grandes chances de se destacar nesse mercado.