Segundo o último mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Rio Grande do Sul, região em que a Energeasy atua, permanece entre os três estados brasileiros com maior potência instalada de energia solar fotovoltaica.
O estado gaúcho possui mais de 1,8 gigawatt (GW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos, respondendo sozinho, desse modo, 10,9% de toda a potência instalada de energia solar na modalidade.
O mapeamento da ABSOLAR apresenta ainda que há mais de 273 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, espalhados pelos 497 municípios gaúchos.
Marco legal da energia própria
Se você está interessado em fazer parte deste grupo e quer adicionar o modelo de geração solar em sua residência ou empresa aproveite para finalizar este projeto ainda neste ano para se beneficiar de algumas regras que foram impostas na lei n° 14.300/2022, conhecida como o marco legal da geração própria de energia renovável.
Ainda não está por dentro das mudanças da lei? Acesse nosso artigo “Marco legal da energia solar prevê mudanças em 2023” que entenderá todas as regras que estão previstas na nova legislação.
Inclusive, a lei determina que quem protocolar até o dia 7 de julho deste ano o pedido de conexão do sistema fotovoltaico terá um período de transição mais longo para a cobrança pelo uso da rede elétrica, com dois anos a mais, até 2030. Isto é, poderá aperfeiçoar a atratividade do sistema, com mais economia na conta de luz e menor tempo de retorno sobre o investimento.
Soluções para sua empresa
Ah e não são apenas as residências que estão no rol de investimentos em energia solar. Empresas também! Inclusive, a Energeasy concluiu a primeira etapa de instalação em energia solar na indústria metalúrgica NTC Company, localizada em Caxias do Sul/RS.
O projeto implementou 610 módulos fotovoltaicos e com capacidade de geração de 371.435 mil KWh de potência anual, oferecendo, portanto, 26% de desconto na conta da energia elétrica da empresa. Confira mais detalhes sobre este investimento aqui.
Fonte: ABSOLAR